5 dicas para políticas de segurança efetivas

Use estas dicas para garantir que sua política de segurança seja efetiva, ainda que flexível

Criar uma política de segurança de dados eficaz pode ser extremamente difícil. Enquanto os administradores de TI estão focados em garantir segurança aos dados críticos, os funcionários e técnicos estão simplesmente preocupados em conseguir realizar os seus trabalhos. Felizmente, existem algumas práticas recomendadas que podem ser usadas para reduzir riscos, garantindo que suas políticas de segurança não se tornem um obstáculo para um negócio em crescimento.

Políticas de segurança que funcionam

As políticas de segurança da sua organização desempenham um papel fundamental na determinação do seu perfil de risco. O problema com a maioria das políticas é que, embora sejam muitas vezes escritas por pessoas que possuem experiência significativa em segurança, talvez não tenham tanta experiência em políticas. Neste artigo, apresentamos algumas dicas para criar um conjunto de políticas de segurança que sejam eficazes e maleáveis.

1 – Evolua continuamente suas políticas de segurança

Com as ameaças de segurança que mudam do dia para a noite, não é certo pensar que sua organização poderá criar uma série de políticas hoje e considerar que essas mesmas políticas continuarão sendo eficazes ​​no futuro. A escolha de uma diretriz para a criação de políticas de segurança é primordial, mas você também precisa ser capaz de mantê-las e modificá-las conforme necessário. Uma abordagem interativa pode ajudar a garantir que a segurança seja suficientemente restritiva para garantir a segurança do ambiente, mas também flexível para não prejudicar a produtividade dos funcionários.

2 – Participação dos indivíduos em cada nível da empresa

As políticas de segurança precisam ser adotadas e apoiadas por toda a empresa – desde o mais raso funcionário da organização até o CEO.

A equipe de segurança responsável pelo desenvolvimento dessas políticas deve ficar envolvida com representantes de todas as áreas da organização para garantir que as necessidades dos usuários sejam atendidas. Muitas vezes, o pessoal de segurança só pensará sobre seus objetivos e necessidades imediatas, não considerando os objetivos gerais da empresa.

3 – Teste as políticas de forma clara e eficaz

Antes de lançar novas políticas para toda a empresa, é fundamental testá-las dentro de um pequeno conjunto de funcionários. Desta forma, você pode avaliar as reações e verificar a eficácia das políticas para lidar com a prática diária do local de trabalho, inclusive se eles impedem atividades importantes.

Esses testes podem, muitas vezes, detectar problemas que você nunca esperou. É preciso observar, por exemplo, como a execução das políticas é tratada quando os funcionários trabalham remotamente ou quando usam dispositivos móveis pessoais, como celulares, tablets e laptops. Este é apenas um dos cenários que pode influenciar na implementação de políticas de segurança em toda a empresa.

4 – Certifique-se de que a política seja flexível

Um número considerável de empresas possui departamentos que operam, de certa forma, independentemente. Essas diferentes unidades de negócios são vistas quase como organizações únicas dentro de um corpo maior, o que tende a facilitar a compreensão das demandas de TI dos usuários locais. Este tipo de arranjo, se não for equilibrado, pode expor a empresa a riscos de segurança.

Para evitar esse cenário, especialistas do Gartner sugerem elaborar políticas baseadas em gerenciamento de risco personalizado, em oposição a um conjunto de controles que devem ser utilizados em todos os departamentos da organização.

5 – Tenha suas políticas de segurança elaboradas por alguém com experiência

Existe uma grande variedade de fatores a serem considerados ao elaborar uma política de segurança. O problema surge quando as organizações se concentram em uma solução rápida ao invés de desenvolver políticas compatíveis com a cultura da empresa e gerenciáveis ​​com base na mudança das necessidades organizacionais.

Como sua organização pode se beneficiar com políticas de segurança mais efetivas?

A segurança é crítica em qualquer negócio, mas muitas vezes é ignorada, especialmente em organizações em rápido crescimento.

Caso você não tenha certeza se apolítica de segurança de sua organização será efetiva ao adquirir uma nova tecnologia, como Cisco, por exemplo, entre em contato com a Ten Sistemas e Redes que iremos lhe ajudar nesse processo.

Assim como a implementação de políticas de segurança, a implementação de soluções tecnológicas pode trazer algum receio. Por isso preparamos um infográfico com 5 dicas para implementar soluções tecnológicas de forma segura e eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enviar mensagem
Fale com o nosso especialista
Olá, como podemos ajudar?