Agregando valor ao negócio com IoT

Aumentar cada vez mais o valor do negócio para o público alvo é a busca incessante de empresas de todos os ramos sendo a própria essência da competitividade. Como há relativamente pouco tempo, elas começaram a contar com uma vantagem de resultado efetivo: a inteligência prática propiciada pela Internet das Coisas (IoT). Mais do que modernizar a forma como você faz seus negócios, a IoT moderniza a forma de pensar sua empresa, criando oportunidades e abrindo uma nova perspectiva estratégica de captação de valor.

Aprendendo a atender os clientes não humanos 

Uma das formas de agregar valor ao seu negócio é oferecendo suporte ao serviço das coisas – edifícios, máquinas e dispositivos em geral, conectados a sensores que solicitam serviços em nome de clientes humanos. A expectativa dos analistas de TI é que esta demanda cresça significativamente já nos próximos dois anos, fazendo com que as empresas comecem já a se preparar para atender a este novo cenário.

Essas solicitações, por sua vez, deverão variar bastante em relação à sua complexidade e à necessidade ou não de intervenção humana uma vez que a a IoT pode ser Fixa, Adaptável ou Autônoma. As Coisas Fixas, por exemplo, já apresentam linhas simples de raciocínio nos ambientes B2B e B2C e deverão multiplicar o volume de solicitações nos próximos anos. Um exemplo disso são os monitores externos utilizados por equipes médicas para obter informações sobre o ritmo cardíaco de pacientes em ambientes fora do hospital, possibilitando a solicitação de suporte ao sinal de qualquer anormalidade.

Aumentando a produtividade no local de trabalho 

De acordo com especialistas a adoção de um raciocínio digital pode aumentar a produção no local de trabalho em até 78%, otimizando em até 70% as receitas de empresas que investiram na virtualização de dados e uso da IoT. A implementação permite redução do tempo ocioso de máquinas e equipamentos e a construção de soluções conectadas, alertando os usuários sobre eventos através de e-mails, SMS e notificações em apps, otimizando o tempo de reação, redução de riscos e soluções a problemas-chave por supervisores, por exemplo.

É possível reduzir paralisações dispendiosas e evitar reparos caros, tomando medidas preventivas ao detectar problemas antes que possam afetar as operações. Ao conectar dispositivos é possível automatizar operações de ponta a ponta escalando soluções de IoT de acordo com os ativos mais importantes da empresa.

Sua empresa está preparada para acompanhar as mudanças do mercado e investir na competitividade agregando valor através da IoT? Então aproveite e conheça 5 dicas para implementar soluções tecnológicas de forma segura e eficiente e guie seus negócios rumo a um futuro de sucesso! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enviar mensagem
Fale com o nosso especialista
Olá, como podemos ajudar?