Assistentes de voz são apenas o começo

A ascensão de assistentes de voz como Siri da Apple, Cortana da Microsoft, Alexa da Amazon e Google Assistant explodiu nos últimos dois anos. Segundo o Gartner, até 2018 já faremos 30% de todas as nossas interações com tecnologia através de conversações com inteligência artificial.

Porém, especialistas afirmam que os assistentes de voz são a ponta do iceberg quando se trata dessa tecnologia. Apesar de receberem enorme investimento, estas interfaces controladas por voz ainda possuem muitas limitações de conversação e estão longe de entregar o que prometem. Podem se revelar muito úteis em certas situações, mas ainda não substituem as interfaces tradicionais, apenas acrescentam.

Diante deste cenário, quais são as opções disponíveis de controles por voz com potencial para agregar valor a um negócio?

Algumas companhias mundo afora já fazem uso desta tecnologia com bons resultados, aqui você confere algumas ideias que têm se revelado promissoras.

Comandar a central de estoque

A empresa Liberty London, uma gigante do varejo no mercado de luxo, já faz investimentos no controle por voz. Possuí uma equipe que utiliza fones, microfones e um software de controle por voz para ajudar na busca de produtos no estoque. Trata-se de uma aplicação controlada por voz que envia comandos para um servidor central informando quais produtos devem ser separados, e a aplicação ainda responde se estes produtos estão disponíveis e elegíveis para envio. A empresa alega que o sistema funciona tão bem que não pretende voltar aos meios tradicionais de controle do seu estoque.

Aplicativo que tira dúvidas com assistentes de voz

Outro exemplo de um investimento de sucesso em assistente de voz é o da Aviva, uma seguradora que criou seu próprio aplicativo que responde perguntas sobre seguro, e ainda traduz vários dos jargões muito usados nesse ramo. Segundo a companhia, para o usuário final que faz uso de tecnologias como Alexa da Amazon, esse aplicativo vai mencionar a marca de seu carro quando Alexa lembrar ao seu cliente de que o seguro está em via de expirar, por exemplo.

Pense sobre como agregar o controle por voz no seu negócio

Cada vez mais pessoas aderem à tendência de comprar através de tecnologias como Amazon Echo, e chegará o dia em que essa tecnologia irá evoluir a ponto de criar uma interação bilateral fluente, não apenas dependendo do usuário acionar a tecnologia, mas permitindo que esta o ajude no dia-a-dia com serviços que agregam valor a sua vida. Uma geladeira que se lembra de comprar o leite, um carro que se lembra de pagar o seguro são todos exemplos da realidade, não são mais ideias num filme de ficção.

As organizações precisam começar a pensar em como explorar essa nova forma de interagir com a tecnologia, pois apesar de ainda precisar evoluir consideravelmente, a voz certamente se fará muito mais presente no nosso futuro.

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