Com a IoT surgem novas habilidades em tecnologia

A Internet e a rede, que já foram limitadas apenas aos PCs, agora permitem que qualquer dispositivo esteja online.

A Techopedia define a IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas) como “um conceito de computação onde os objetos físicos do cotidiano serão conectados à Internet e poderão se identificar com outros dispositivos”. São objetos como smartphones, PDAs, relógios e até termostatos inteligentes.

E, à medida que as empresas adotem o conceito de Internet das Coisas, elas precisarão de  profissionais de TI para lidar, não somente com a análise de Big Data, mas também para orientar os desenvolvedores de produtos nas formas mais eficazes de utilizar e aproveitar o poder desta nova tecnologia.

Um estudo realizado pela Accenture descobriu que “os Estados Unidos deverão criar quase 39 mil novos empregos para especialistas em análise de dados, mas só poderão preencher 23% dessas vagas com candidatos qualificados”. Um desafio para as empresas e profissionais de TI  dispostos a obter novas habilidades.

Muitas empresas já estão sentindo os efeitos da inexistência de capacitação técnica específica na força de trabalho de TI. Sem profissionais qualificados o suficiente para orientar o setor adequadamente, algumas empresas são incapazes de sequer perceber o potencial inicial da Internet das Coisas.

É mais do que computadores

À medida que um número crescente de empresas reconhece o poder da IoT, elas passam a precisar de profissionais de TI com experiência em mais do que apenas computadores.

A especialização será a chave para navegar com sucesso por essa janela de oportunidade. Ao invés de tentar aprender o máximo que puder sobre tudo relacionado à IoT, considere restringir seu foco a apenas um ou dois tipos de produtos que lhe interessem. Para maximizar o seu potencial de ganhos, você pode querer avaliar quais indústrias têm o potencial de serem mais lucrativas e concentrar-se apenas nas tecnologias que afetarão essas indústrias específicas.

Mantendo o conhecimento atual e relevante

Uma vez que a IoT já chegou ao radar do consumidor médio, podemos esperar um excesso de novas informações. Esteja aberto a essas novas fontes de informação porque estas poderão ser importantes para seu amadurecimento como profissional e do seu produto.

Ter pelo menos uma ideia geral sobre o impacto dos avanços e desenvolvimento tecnológico pode ajudar os profissionais de TI a se posicionarem como um ativo importante para essas empresas.

E como a Internet das Coisas permite mudanças radicais em todas as indústrias, melhorar as habilidades é apenas uma das etapas necessárias para o sucesso neste cenário de mudança tecnológica. Se você conseguir desenvolver esses novos requisitos de inovação, flexibilidade e ampliação do conhecimento, estará um passo à frente da concorrência.

Compreender as implicações de segurança

Talvez a maior e mais imediata oportunidade para o profissional de TI esteja na área de segurança de dados. Se o profissional tiver condição de atualizar seus conhecimentos e habilidades em segurança de rede de dados, ele conseguirá uma excelente vantagem em relação aos demais, já que as empresas começam a perceber o potencial de uma possível violação de segurança. A demanda por profissionais com habilidade e experiência em segurança já está em alta, e a tendência é só aumentar à medida que mais empresas adotam a IoT.

Permanecendo inovador e adaptável

Enquanto o cenário dessa profissão continuar a evoluir diante deste poderoso novo conceito tecnológico, sua capacidade de assumir novos tipos de projetos pode assustar seus colaboradores menos adaptáveis. Manter uma mente aberta e uma atitude positiva será fundamental à medida que seu empregador começa a adicionar projetos de Internet das Coisas.

E se você estiver disposto a liderar a inovação da IoT, o grande volume de dados que ela lhe permite coletar, criará um problema e uma oportunidade única para os negócios. As empresas estarão à procura de pessoas para ajudá-las a entender quais dados coletar, mas também precisarão de pessoas que possam ajudá-las a utilizar todo o potencial desses dados.

Olhando para o passado, você verá que a Internet das Coisas cria possibilidades praticamente ilimitadas em todas as indústrias, e não apenas em algumas poucas. Isso certamente levará a oportunidades sem precedentes para qualquer profissional de TI que esteja disposto a se tornar uma autoridade nessa nova tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enviar mensagem
Fale com o nosso especialista
Olá, como podemos ajudar?