Controlando seu negócio quando e onde estiver – essa é a Internet das Coisas.

Hoje é possível acessar informações ou dar comandos de ação nos mais diversos objetos através da internet: controle das luzes ou aparelhos de ar condicionado numa casa ou edifício, transferência de dados do seu relógio inteligente para um aplicativo, ou o alerta enviado aos encarregados da manutenção quando um equipamento está em risco de falhar.

De maneira simples, podemos dizer que é a tecnologia a serviço de uma vida mais eficiente. Isso é a Internet das Coisas, ou, do inglês, IoT (Internet of Things).

Com o olhar inovador e empreendedor, a Ten vem desenvolvendo uma solução para controle de aparelhos de ar condicionado através da internet.

Acessibilidade, customização, segurança, disponibilidade. Esses são os principais benefícios da solução de controle de ar condicionado remoto desenvolvido pela Ten Sistemas, que pensa estrategicamente no consumo de energia elétrica e também no prolongamento da vida útil dos aparelhos.

De acordo com Marcelo, Diretor Técnico da Ten, a ideia para a solução surgiu por necessidade da própria empresa. Ao identificar incidentes apresentando problema de queda de energia fora do horário comercial e gerando transtorno, o alarme era acionado para o responsável, porém ele teria que se deslocar até a empresa para religar o equipamento, muitas vezes em horários inconvenientes. Então, pensou-se numa forma de eliminar esse incomodo e criar um controle de ar condicionado que pode ser acessado de qualquer lugar.

Como funciona

“Ele possui uma parte lógica que controla a temperatura de acordo com o programado, podendo customizar os dias que ele funcionará, horários, se houver mais de um equipamento é possível alternar os horários de funcionamento entre esses equipamentos, podendo ser com dois, três ou quantos aparelhos de ar condicionados a empresa possuir. E em caso de falha de algum deles, é detectado o aumento da temperatura e automaticamente o sistema fará a troca para outro equipamento funcionar em seu lugar, mesmo que ele esteja programado para um horário diferente. É possível fazer essa sobreposição de regras previamente para agir de acordo com a gravidade da situação”, diz Marcelo, gerente do projeto.

Aplicabilidade

Marcelo Wajnsztok explica também que, além das salas climatizadas tão necessárias em ambientes de informática, essa solução pode evoluir sua aplicabilidade para diversas situações, desde um comércio de alimentos que necessite de refrigeração constante para evitar que seus estoques se percam, até uma moradia de alto luxo onde o ar condicionado pode acionar automaticamente ao detectar aumento de temperatura em alguma área predefinida da residência.

Maiores benefícios 

“A solução é acessível para pessoas de quaisquer níveis de conhecimento e proporciona o controle do ar condicionado onde estiverem. Também oferece alta customização de equipamento e regras de segurança, podendo configurar o funcionamento do ar condicionado como quiser, mesmo alternando entre vários equipamentos. Proporciona segurança, pois avisa rapidamente de algum problema, evitando surpresas desagradáveis para quem necessita de controle de temperatura para não ter prejuízo no negócio. Por fim, a comodidade de controlar esse equipamento de onde estiver, evitando o deslocamento até a central de controle física do equipamento e possivelmente, eventuais perigos em fazê-lo altas horas da noite”, explica Marcelo.

O mais inovador da solução 

A facilidade de configuração e utilização dessa solução faz com que não haja necessidade de VPN para ter acesso ao controle, então é tudo muito fácil de configurar, qualquer pessoa sem grande conhecimento de informática consegue mexer. A acessibilidade que essa solução proporciona é algo que nenhuma outra semelhante oferece.

 

Depois de conhecer essa solução inovadora, veja nosso infográfico com 5 dicas para implementar soluções tecnológicas de forma segura e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enviar mensagem
Fale com o nosso especialista
Olá, como podemos ajudar?