Data Center e Comunicações Unificadas

As mudanças no mercado de servidores e Data Centers, principalmente com o serviço de computação em nuvem, têm levado muitos profissionais de TI a reavaliar suas opções. À medida que a sua infraestrutura de servidor evolui, fica mais evidente a necessidade de se ter soluções que sejam confiáveis, com grande escalabilidade e gerenciáveis.

Sistema de computação unificada (UCS)

Um sistema de computação unificada (UCS) é uma arquitetura de centro de dados convergente que integra recursos de computação, rede e armazenamento para aumentar a eficiência e permitir o gerenciamento centralizado.

 Data Center e Comunicações UnificadasAs soluções UCS são projetadas e configuradas para funcionar em conjunto de forma eficaz. Um dos objetivos é simplificar o número de dispositivos que precisam ser conectados, configurados, resfriados e protegidos, oferecendo aos administradores a capacidade de gerenciar tudo através de uma única interface gráfica.

O termo “sistema de computação unificada” é frequentemente associado à Cisco já que seus produtos UCS têm a capacidade de suportar sistemas operacionais tradicionais (SO) e pilhas de aplicativos em ambientes físicos, sendo otimizados para ambientes virtualizados. Tudo é gerenciado através do Cisco UCS Manager, um aplicativo que permite aos administradores provisionar servidor, armazenamento e recursos de rede de uma só vez a partir de um único painel.

Com o Cisco Unified Computing System, os aplicativos Cisco Unified Communications rodam em um ambiente virtualizado. Esse ambiente inclui servidores VMware, Cisco Unified Computing System e armazenamento SAN Fibre Channel. As principais vantagens são:

  • Flexibilidade de implantação para facilitar a adaptação ao seu negócio, melhorando a produtividade e o uso de recursos;
  • Melhor custo total de propriedade, com menos componentes de infraestrutura para comprar e menos elementos para gerenciar;
  • Escalabilidade para que você possa adicionar mais software e serviços sem aumentar os custos de refrigeração, energia, espaço ou cabeamento;
  • Consolidação de ferramentas de gerenciamento, para que os administradores possam usar ferramentas únicas, familiares, ou conjuntos de ferramentas, reduzindo os custos operacionais;
  • Instalação e atualizações mais simples através de perfis de serviço, máquinas virtuais e gerenciamento centralizado.

Máquinas gerenciando máquinas com auxílio da Inteligência Artificial

Recentemente, a Cisco anunciou o projeto “Starship UCS Service”, também conhecido como Intersite, para gerenciamento baseado em nuvem de dispositivos UCS, incluindo Hyperflex, domínios UCS Manager e servidores autônomos UCS C-Series.

O projeto visa permitir uma maior e mais fácil automação dos servidores UCS e seus aplicativos de hiperconvergência HyperFlex, independentemente de serem executados no data center, escritório remoto ou em uma pequena empresa.

A empresa também descreve a Starship como “gerenciamento baseado na nuvem de última geração” a qual “oferece implantação mais rápida, operações simplificadas e análises mais ricas que são especialmente poderosas em ambientes Edge”.

A Cisco considera que “a análise preditiva e as capacidades autônomas podem criar novas oportunidades para as operações auxiliadas pela A.I. (Inteligência Artificial) em TI” e promete “arquitetura e informações de roteiro” sobre como abordar essas oportunidades.

O serviço UCS Starship está atualmente disponível na na Tech Preview, em cisco.com, para qualquer pessoa com um CCO ID e cuja rede disponha de dispositivos capazes de conectar-se ao Serviço de Starship.

Soluções e parcerias

Com as novas soluções da Cisco, desenvolvidas para otimizar o gerenciamento do seu data center e o surgimento de novos conceitos como Unified Fabric (única rede para storage e ethernet), Service Profile (inclusão de novos servidores Cisco em clusters virtualizados em minutos) e gerenciamento centralizado (uma interface gráfica única para configurar rede, storage, virtualização e servidores) é possível simplificar a forma de administrar o seu data center, mesmo com as complexidades introduzidas pela virtualização. Além disso, sua empresa reduzirá o número de dispositivos que necessita adquirir, implantar e manter.

E se você não tem certeza de que o seu fornecedor esteja pronto, ou seja, capaz de suportar esse “novo mundo” no gerenciamento do seu data center, é hora de encontrar um que seja. No final das contas, o gerenciamento do seu data center irá ajudá-lo se for implementado corretamente.

Conte conosco e deixe a Ten Sistemas e Redes auxiliá-lo na montagem do seu projeto e facilitar o processo de gerenciamento com a solução UCS da Cisco Systems.

Aproveite, ainda, para ver as 5 dicas para implementar soluções tecnológicas que nós preparamos para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enviar mensagem
Fale com o nosso especialista
Olá, como podemos ajudar?