Hiperconvergência

Certamente você já ouviu falar de ambientes de Data Center definidos por software. Ao longo dos últimos anos este assunto tem ganhado cada vez mais a atenção de executivos e gestores do mercado de infraestrutura. Com o avanço da tecnologia de virtualização, este novo modelo de infraestrutura e gerenciamento dos ambientes conhecido como Hiperconvergência (HCIS) vem tomando espaço e recebendo altos investimentos.

De acordo com o instituto Gartner, o mercado de sistemas integrados (HCIS) será o segmento de mais rápido crescimento do mercado global de sistemas integrados, atingindo quase US $ 5 bilhões, que corresponde a 24% do mercado, até 2019.

Entendendo Hiperconvergência

O prefixo “hiper” deriva-se do termo “Hypervisor” originário da tecnologia de virtualização. A hiperconvergência representa a combinação de componentes virtuais e físicos de uma infraestrutura, tais como servidores, redes e hardware de armazenamento, resultando em um único dispositivo controlado por software. O objetivo principal da utilização da hiperconvergência (HCIS) é assegurar a implantação de um sistema  abrangente, centralizado e simplificado, que execute todas as suas  aplicações com maior eficiência.

A infraestrutura hiperconvergente realiza o agrupamento e a integração harmoniosa entre todos os softwares, serviços e recursos físicos essenciais presentes no ambiente de um Data Center, acomodando o máximo de plataformas no mesmo local de gerenciamento. Isso permite a automatização de diversas rotinas, proporcionando maior visibilidade aos administradores.

infraestrutura_datacenterinfraestrutura_hiperconvergente

Cada fabricante possui sua própria plataforma HCIS, com suas diferentes características e funcionalidades, mas com o mesmo objetivo final de simplificar o provisionamento de recursos de infraestrutura para uma aplicação, cujos recursos nos ambientes tradicionais são dispersos e gerenciados separadamente, inserindo uma camada de gerenciamento em todo o sistema, tornando-o mais simples e integrado. No entanto, é importante ressaltar que as tecnologias utilizadas em uma infraestrutura hiperconvergente são tão integradas que não podem ser divididas em componentes separados.

Benefícios da Infraestrutura Hiperconvergente:

Solução de um único fornecedor

As soluções HCIS são desenvolvidas, fornecidas e suportadas por apenas um único fornecedor, isso garante maior facilidade na implantação, no gerenciamento e no suporte. Além disso, é importante ressaltar a redução da complexidade e de problemas de interoperabilidade.

Facilidade de Escalar Recursos

O alto poder do gerenciamento dos recursos físicos por meio da virtualização traz mais facilidade e flexibilidade nas mudanças de acordo com cada demanda.

Gerenciamento Centralizado

O HCIS permite controlar a oferta de recursos e VMs no Data Center por meio de uma única interface, simplificando o gerenciamento, minimizando falhas e reduzindo custos operacionais.

Gerenciamento consciente de recursos

Um dos maiores problemas em ambientes de Data Center é a otimização do uso dos recursos computacionais, reduzindo o tempo de sua ociosidade. A infraestrutura hiperconvergente oferece mais recursos sistêmicos para controle da ociosidade por parte  dos administradores, reduzindo custos computacionais.

Mudança na gestão do Hardware

A infraestrutura hiperconvergente permite a mudança na forma de gestão do ambiente, de uma abordagem voltada ao provisionamento de hardware para uma única aplicação para outra baseada em políticas, ferramentas de gestão e recursos de mobilidade no nível da máquina virtual, eliminando a necessidade de especialistas em infraestrutura e garantindo maior flexibilidade aos administradores.

Assim como outras tecnologias em ascensão, a infraestrutura hiperconvergente está revolucionando a forma de gerenciamento e implantação de ambientes de Data Center, potencializando o surgimento de novas soluções para empresas que encontram limitações de recursos e de desempenho, ou que desejam simplificar o gerenciamento do seu ambiente. Porém, vale ressaltar que HCIS não é a única alternativa para construir um Data Center moderno, ele é uma das muitas opções diferentes que os gerentes dos centros de dados têm à sua disposição.

Agora que já falamos um pouco sobre Hiperconvergências e Data Centers, conheça nossas 5 dicas para implementar soluções tecnológicas de forma segura e eficiente AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enviar mensagem
Fale com o nosso especialista
Olá, como podemos ajudar?