MegaMIMO – Wi-fi com mais velocidade e alcance

Se você faz parte do grande grupo que ainda acha que todas as conexões wi-fi disponíveis estão muito longe de serem o ideal, preste atenção nessa notícia: pesquisadores do Laboratório de Informática e Inteligência Artificial do MIT conseguiram levar ainda mais longe o conceito MIMO (Multiple Input, Multiple Output) com a criação do MegaMIMO 2.0. A solução promete acabar com os cada vez mais frequentes casos de congestionamentos causados pela saturação de frequências, triplicando a velocidade do wi-fi e duplicando a sua gama.

O novo algoritmo de processamento de sinais sincroniza as fases de vários roteadores de forma que possam utilizar a mesma frequência sem que um interfira no sinal do outro. O MIMO, que já é um sistema utilizado por diversos dispositivos e roteadores, recorre a múltiplas antenas para diferenciar entre comunicações sobrepostas na mesma frequência, saltando por sobre paredes, muros e tetos para encontrar a antena diversas vezes, por ângulos diferentes – mas o MegaMIMO 2.0 vai ainda mais adiante ao aplicar o conceito a múltiplos access points de forma simultânea.

Os pesquisadores do MIT afirmam que o MegaMimo 2.0 consegue, em tempo real, mover dados três vezes mais rápido do que os roteadores existentes, dobrando também o seu alcance, aumentando em mais de 300% a velocidade das transferências em wi-fi nos locais congestionados, como arenas esportivas, centros de convenções, eventos de rock e etc.

Por outro lado, a tecnologia também beneficiaria a conectividade dos celulares, aumentando a eficiência das redes de telefonia móvel. Atualmente, os organizadores de eventos com multidões procuram resolver o problema colocando mais roteadores, porém, apesar dos gadgets oferecerem mais banda, a interferência de sinal entre eles também acaba sacrificando a velocidade.

E quem imagina que ainda falta um longo caminho até que os fabricantes se adaptem às novas propostas técnicas, a revista eletrônica especializada Science Alert informa que os pesquisadores da MIT já estão em negociação com parceiros industriais para criar roteadores com o novo algoritmo o mais rápido possível para o mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enviar mensagem
Fale com o nosso especialista
Olá, como podemos ajudar?