Otimização de custos através de mudanças estratégicas

Crescer e ecomomizar. Mais do que nunca os dois conceitos têm andado juntos – afinal, é nos momentos de incertezas econômicas que surgem as melhores ideias de crescimento empresarial. As mudanças estratégicas assumem, então, papel fundamental na otimização de custos, principalmente com investimentos na área de TI, para onde está sendo transportada em massa a grande vantagem competitiva da maioria das empresas.

Na análise de dados, a busca por benefícios práticos 

Pesquisa da Forbes mostra que a maioria dos executivos do alto escalão já administra suas empresas de olho nos benefícios práticos revelados pelos dados analíticos, criando diferenciais frente à concorrência mas também como forma de otimizar os custos operacionais. O estudo mostra que, se por um lado 89% desses profissionais concordam que empreender essa mudança pode, a princípio, ser uma barreira para fazer dinheiro em um primeiro momento, por outro, o investimento em TI reflete a necessidade da transformação digital inerente a um mundo cada vez mais conectado, onde a IoT (Internet of Things) já está se tornando imperativa.

Melhor redirecionamento de recursos com otimização da captação de RH 

Não é preciso apenas investir em recursos de coleta de dados, mas também em profissionais capacitados que gerem percepções relevantes para o desempenho da empresa. Através da estratégia de sourcing, por exemplo, é possível eliminar custos insustentáveis, apostando em uma equipe principal que alinhe atividades de planejamento estratégico e execução com destinos compartilhados. Além dos vários níveis de economia, a empresa otimiza sua captação de recursos humanos por exemplo, reestruturando despesas operacionais para iniciativas que impulsionem o valor do negócio.

Nas parcerias, soluções para uma gestão mais eficiente 

A tecnologia nos dias de hoje deve ser encarada como o principal pilar de uma boa gestão, já que cada investimento feito na área se traduz na busca por inovações no negócio – já que sem mudança não há incentivo para melhorias. Um dos principais focos estratégicos, portanto, deve ser a formação de parcerias. Através delas é possível contar com a expertise de empresas com soluções inovadoras, profissionais especializados, redução de custos a médio e longo prazos e ainda uma maior confiabilidade de seus colaboradores.

Sabendo reconhecer o ROI em TI 

O ROI (Retorno Sobre Investimento na sigla em inglês) é um conceito amplamente utilizado em diversas áreas, mas nem sempre muito claro quando assunto são as mudanças em TI. No entanto, ele pode ser quantificado de forma clara na medida em que a tecnologia permite melhorar a experiência do cliente aumentando o número de vendas e seu grau de satisfação; ao criar barreiras contra invasões e sequestro de dados que inutilizem equipamentos gerando períodos ociosos e prejuízo de milhares de reais; aumentando a produtividade das equipes através de permissões estratégicas e implementando soluções customizadas para cada área, com a criação de mecanismos de controle que reduza desperdícios e custos superfaturados.

Dessa forma o investimento em TI não só tem se revelado a melhor estratégia de crescimento com economia encontrada por empresas de todos os ramos em tempos de crise, mas também uma construção sólida para o futuro em qualquer cenário econômico.

Quer saber mais como otimizar os custos dos processos da sua empresa? Baixe o infográfico que preparamos para você e compreenda mais sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enviar mensagem
Fale com o nosso especialista
Olá, como podemos ajudar?