Por que projetos de tecnologia fracassam?

De acordo com relatórios da IBM System Magazine, 25% dos projetos de tecnologia falham completamente; 20% a 25% não mostram qualquer retorno sobre o investimento; e 50% precisam de uma grande reformulação no momento em que são concluídos.

Mas a questão é: Por que tantos projetos de tecnologia falham?

Geralmente, não são os problemas tecnológicos que inviabilizam os projetos de tecnologia. Na verdade, 54% das falhas de projetos de TI podem ser atribuídas à má gestão, enquanto apenas 3% são devido a problemas tecnológicos.

Resultados mal definidos (ou não definido) 

Acredite ou não, um dos problemas mais comuns em projetos de tecnologia é uma meta ou resultado mal definido. A empresa vai dizer que quer melhorar o atendimento, por exemplo, mas ninguém se preocupa em dizer o que realmente quer. Tempos de chamada mais curto? Menos chamadas? Satisfação do cliente? Como você vai saber quando você conseguiu? Se você não sabe aonde quer chegar e o que se quer atingir, o fracasso é certo.

Falta de liderança

Muitas vezes, projetos de tecnologia são considerados “TI” e delegados ao departamento de TI, independentemente do que o projeto realmente é. Mas para qualquer projeto “andar”, ele precisa de uma forte liderança. Se um projeto não tem buy-in e apoio de executivos, bem como apoio de líderes de departamentos específicos, será difícil obter os recursos necessários e será difícil saber quem é o responsável quando surgem questões de liderança.

A falta de prestação de contas 

Quando os projetos são apelidado de “projetos de TI” e são passados para o departamento de TI, há uma grande possibilidade de sofrerem por delegação incerta de responsabilidades. Os executivos acreditam que eles não entendem de TI e podem deixá-lo para os “caras” da tecnologia. Isto é um erro. Se a sua equipe de tecnologia não conseguir explicar adequadamente o que está acontecendo no seu projeto ou por que um recurso adicional é necessário, há uma grande chance de fracasso. Se os executivos não estiverem dirigindo o projeto e mantendo a equipe compromissada, este pode facilmente sair do controle.

Comunicação insuficiente 

Como mencionado acima, alguém da equipe de tecnologia precisa ser capaz de explicar os detalhes do projeto regularmente para os executivos “não-tech” e outras partes envolvidas. É vital para o projeto que alguém da equipe tenha forte habilidade visionária e facilidade para narrar histórias, a fim de comunicar de forma clara e regular o que está acontecendo com o projeto.

Nenhum plano ou cronograma 

Sem uma linha de tempo clara e um plano com marcadores de progresso, qualquer projeto (projetos de tecnologia em particular) pode sair do caminho original. Um plano claro e ter alguém para acompanhar o processo é vital para manter projetos avançando.

Falta de testes com usuários, ou incapacidade de resolver feedbacks  

Um questão sobre projetos de tecnologia é que, em última análise, eles são feitos para as pessoas, não máquinas. A falta de testes com usuários do mundo real antes do lançamento é um problema comum. Os cientistas de dados, programadores e engenheiros pensam que sabem o que os usuários querem, mas os usuários podem ter um conjunto inteiramente diferente de necessidades e problemas imaginados pelos primeiros. Assim que o teste de usuário é conduzido, o projeto tem que priorizar o feedback.

Resolvendo o problema errado 

Isso é um problema recorrente: empresas pensam que estão criando algo para resolver o problema, mas acontece que eles estão abordando os problemas errados. Em nosso exemplo de serviço ao cliente, se a empresa decidir que tempo de chamadas mais curtas é a métrica para melhor atendimento ao cliente, os funcionários tornam-se incentivados a desligar o telefone tão rapidamente quanto possível, o que pode, ou não, melhorar, o serviço ao cliente.

Antes de iniciar qualquer projeto de TI, a fim de minimizar esses problemas – seja em projetos de tecnologia ou não – considere responder às seguintes perguntas-chave:

  • Qual é o problema de negócio que eu preciso resolver?
  • Que dados ou ferramentas eu preciso para resolver esse problema?
  • Como vou medir o sucesso?
  • Como vou apresentar as ideias?
  • Como vou testar e implementar a solução?

Espero que isso ajude você a pensar sobre como poderá evitar falhas no gerenciamento de projetos no futuro.

E convido a ver o infográfico da TEN Sistemas e Redes sobre como otimizar os custos dos processos de gerenciamento de projetos da sua empresa.

1 comentário em “Por que projetos de tecnologia fracassam?”

  1. Pessoal, faz todo sentido o conteúdo do artigo, temos que ver a questão de gestão de pessoas, isso também é importante, todavia, gostei muito do conteúdo, parabéns! Aprendi algo novo com vocês. Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enviar mensagem
Fale com o nosso especialista
Olá, como podemos ajudar?