Tecnologias de comunicação colaborativa e otimização de processos

As empresas precisam que suas equipes trabalhem em colaboração e sinergia para serem mais eficientes, rápidas e produtivas. Alcançar esse objetivo requer a incorporação de tecnologias de comunicação colaborativa, que alteram a forma como as organizações interagem para transformar o conhecimento em ação.

Pensando nisso, a Harvard Business Review realizou uma pesquisa com diversos líderes empresariais em todo o mundo sobre como a colaboração está mudando a dinâmica dentro de suas organizações. Entre os dados estatísticos, vemos que:

  • 72% disseram que a “comunicação eficaz da equipe” tornou-se mais importante nos últimos dois anos;
  • 54% estão investindo em soluções de colaboração;
  • 64% relataram um aumento na importância da colaboração com parceiros externos.

Tecnologias de comunicação colaborativa dentro dos processos de negócios

Novas tecnologias de colaboração fazem mais do que apenas digitalizar velhas formas de fazer as coisas. Elas buscam novas maneiras de executar o que está sendo realizado. Essas tecnologias são incorporadas na forma como o trabalho é realizado de modo que a sua utilização se torne uma parte natural e bem aceita do trabalho.

Através do uso de tecnologias de colaboração que melhoram a maneira como o trabalho é feito, as empresas podem alcançar resultados impressionantes.

A seguir, listamos algumas soluções realmente efetivas para otimização de processos e maior colaboração na empresa:

  • Plataforma de Comunicações Unificadas da CISCO – Cisco Unified Communication: com soluções de colaboração Web e gerenciamento centralizado dos meios de comunicação, serviço de presença, contact center IP, dentre outros, é possível aumentar a produtividade através da mobilidade, obter controle centralizado de telefonia e diversos outros benefícios.
  • Chatbots (também conhecidos como assistentes virtuais): solução que tem sido cada vez mais usada por diversas empresas. Usando uma UI natural e conversacional, os robôs emulam pessoas comuns nas aplicações comerciais. Os funcionários, em todas as áreas, agora podem “falar” com os sistemas e trabalhar juntos de forma familiar para fazer mais, rapidamente e com maior facilidade. Seja dentro de ferramentas de colaboração, como Spark, ou em canais de comunicação como web, SMS / texto ou celular, os bots recebem comandos simples de voz e texto para executar tarefas de rotina, como atualizar oportunidades de vendas, entregar alertas acionáveis ​​para casos de suporte, buscar respostas para perguntas frequentes e até desencadeando complexos fluxos de trabalho interdepartamentais.
  • Tecnologia de telepresença: traz às reuniões remotas a sensação de estar em uma reunião presencial, ao integrar a presença do participante, mensagens instantâneas, áudio, vídeo e conferência via WEB, suportando vários tamanhos de salas de reunião em alta resolução. A solução ainda permite gerenciamento centralizado, gravações, agendamentos, entre outras funcionalidades.
  • Serviço de atendimento ao Consumidor: Os centros de contato “one-size-fits-all” são ultrapassados. Os clientes de hoje em dia esperam respostas mais rápidas, atendimento personalizado e maior disponibilidade. Eles querem serviço quando e como eles precisam. O cuidado personalizado é agora a regra, e não mais a exceção.
  • Integração de espaços personalizados com codecs e câmeras: Codecs e câmeras da Cisco Systems estão sendo integrados em salas de reuniões, salas de aula, auditórios e muitos outros.
  • Apoio a teletrabalhadores e filiais: Traz facilidades para que funcionários trabalhem em vários locais, incluindo escritórios domésticos. Fornecendo um ambiente altamente seguro e acesso a todos os recursos, aplicativos e acesso de vídeo, voz e dados de alta qualidade que combinem com o que está disponível nos escritórios corporativos.
  • Entregar Eventos e Treinamentos Online: Gravação de eventos, reuniões e treinamento em tempo real para funcionários, clientes e parceiros. A Cisco fornece uma experiência de evento de alta qualidade com opções otimizadas de vídeo, áudio e presença, permitindo que os participantes ao vivo interajam de qualquer lugar, enquanto outros podem desfrutar de gravações de alta qualidade sob demanda.

Essas são apenas algumas de várias soluções para melhoria dos processos de colaboração para sua organização.

Você também pode ter essas soluções inteligentes na sua empresa, otimizando os curso dos processos de colaboração através da tecnologia. Conheça as soluções da TEN Sistemas e Redes e faça seu futuro acontecer agora.

Acesse aqui, nosso infográfico, onde preparamos 5 dicas de implantação de novas tecnologias para a sua empresa continuar a crescer.


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